Ferramentas pneumáticas
As ferramentas pneumáticas começaram a ser desenvolvidas a partir da descoberta do ar comprimido como forma de energia.
A história das ferramentas movidas a ar comprimido, mais conhecidas como ferramentas pneumáticas, tem pouco mais de 150 anos, quando no final do século XIX se deu início ao uso de martelos e rebitadores pneumáticos. A ferramenta pneumática mais utilizada e conhecida da humanidade é a chave de impacto, que surgiu durante a 2ª Grande Guerra Mundial.
De lá até os dias atuais, o uso das ferramentas pneumáticas cresceu constantemente, com a inclusão de modelos diferentes para finalidades bem específicas. As ferramentas pneumáticas têm em comum a robustez e a praticidade, já que são projetadas para realizar serviços pesados e trabalhosos, mas com leveza e conforto para o usuário. A evolução das ferramentas pneumáticas é contínua, graças às novas tecnologias descobertas a cada dia.
A origem da palavra "pneumática" tem 3 vertentes distintas: do grego "pneumatikos", que quer dizer "da natureza ou causado pelo vento ou sopro"; do latim "pneumaticus", que significa "de ou pertencente ao ar"; e de "pneuma", que significa "que é soprado ou respirou", de acordo com o Oxford English Dictionary.
As ferramentas pneumáticas são aquelas que funcionam por meio de ar comprimido, que é gerado por compressores que coletam o ar do ambiente de forma mecânica e aumentam sua pressão, transformando o ar em energia. Como o ar comprimido é oriundo do ar atmosférico, ele não emite poluentes quando retorna ao meio ambiente.
Comentar